Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Encare a tragédia


             Era um dia de luto, de tristeza, de choro, toda a nação estava em choque pela tragédia que lhes tinha sobrevindo, Moises o libertador e maior estadista que os hebreus conheceram, havia morrido e seu corpo tinha desaparecido.
Somada a dor da morte havia a dor da ausência do corpo para ser sepultado, o velório e o enterro serviriam como tempo de pranto para descarregar a profunda tristeza que assolava o coração daquela nação.
             Duvidas assolavam suas mentes, o medo era angustiante e inevitável, o que seria daquele povo sem o homem que enfrentou Faraó, que intercedeu pelo por dia eles diante de Deus, que coordenou a abertura do mar e saída definitiva do povo da escravidão egípcia para a liberdade pela qual eles clamaram por tantos anos¿
             Uma terrível atmosfera havia se instalado naquela nação cuja principal característica era a alegria festiva diante de suas vitorias.
             No entanto nenhum lugar era mais visivelmente desolado que a tenda em que estava aquele que por tanto tempo havia sido servo de Moises.
             Naquela tenda estava o homem mais chocado pela circunstancia pela qual todo povo passava, ali estava um ombro sobre o qual recairia a responsabilidade de suceder um homem para quem aparentemente não haveria sucessor.
             E foi naquela tenda, para aquele homem assolado por seus medos, suas crises, seu luto e quem sabe ate sua insônia que a voz poderosa do Eterno ecoou suave e desafiadoramente.

            Moises, meu servo, é morto; (Js.1:2 ) dizia a voz como que querendo informar algo que todos já sabiam mas insistiam em não aceitar.
            Esta informação no entanto tinha um tom de um chamado para uma definição de posição, um desafio para a aceitação do fato que todos, talvez pela ausência do corpo, não queriam aceitar mas que deveriam fazê-lo para que houvesse uma libertação e um posicionamento diante da tragédia.
             Um dos erros mais letais que podemos cometer é fazer de contas que esta tudo bem, ou que não tem nada errado, precisamos encarar de frente a tragédia que nos paralisa e entender que este fato não é o fim.
             Não apenas o povo, mas o próprio Josué deveria encarar este fato de frente e entender que aquilo não sinalizava um final, e que eles deveriam aceitar o fato para que pudessem prosseguir.
             Qual é hoje a tragédia que você esta evitando enfrentar¿ que medo esta te paralisando e te mantendo na retranca¿ Sabe eu não sei o motivo que tem te estagnado em algumas áreas de tua vida, não sei o que o teu luto representa, nem porque choras tanto, talvez um problema na saúde, uma perda, o desemprego, problemas na família, ou quem sabe uma crise de chamado, de identidade, uma depressão, como disse não sei qual é seu motivo, mas me senti impulsionado a sentar aqui esta madrugada e escrever para você de uma forma simples para que você entenda e quem sabe escute a voz do Eterno ecoando em sua tenda, CHEGA!! diz a voz, ENCARE ESTA TRAGEDIA, insiste em tom desafiador, LEVANTE DESSE PRANTO E AVANCE PARA AS PROMESSAS QUE TI FIZ, conclui em tom motivador.
               É isso mesmo, fui impulsionado a passar uma madrugada escrevendo pra você, fui tocado a criar este livreto aparentemente insignificante e barato, que talvez você comprou só para ajudar alguém que ti ofereceu, sem perceber que a maior ajuda estava vindo na sua direção so para te desafiar a encarar esta tragédia que ti assola e te encorajar a entender que este é o primeiro passo rumo a sua vitoria.
               Pare um pouco a leitura, uns cinco minutos é o suficiente, e encare o que tem lhe paralisado, encare o medo, a duvida, a depressão, o desespero, o derrotismo, ENCARE ESTA TRAGEDIA DE FRENTE, aceite que já aconteceu e que agora chegou o tempo de dar a volta por cima, o tempo de encarar a tragédia e decidir se dispor e conquistar o que lhe esta proposto. Deus é contigo, estou orando para que neste momento de leitura você seja levantando em seu espírito e fortalecido para avançar e conquistar o que Deus já te deu.
               Decreto sobre tua vida que o tempo do luto acabou e que um tempo de triunfo começou para você!
               Ore um pouco sobre o assunto – como proposto –  e retome a leitura pois estamos apenas começando.

Nenhum comentário: